segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Ser Criança!






Criança tem que ser criança!


Ser criança é ser livre, não se preocupar, não julgar, sem preconceito, é ser feliz, ser leve, estar presente, ser verdadeiro, é brincar, dar gargalhadas, andar descalços, correr, se aproximar sem pudor, cantar, gritar, sem maldade, fazer sonhos, se lambuzar, sorrir, ser alegre... se sentirem amados.

Algumas dicas que podem nos ajudar no dia a dia:

ü  Devemos ensinar que erros acontecem e de como lidar com esses erros;
ü  Mostrar a criança que ela é valorizada, que é importante, que está segura;
ü  Incentivar a criança a experimentar coisas novas para ensiná-la a aproveitar coisas que estão fora da zona de conforto;
ü  Ser presente e dar atenção a criança;
ü  As crianças tentam encontrar sua identidade todos os dias e isso acontece muito rápido;
ü  Se sentir protegidas pelos pais e cuidadores;
ü  Dar um lar feliz e harmonioso;
ü  Sua infância deve conservar os aspectos da vida com naturalidade, mesmo sendo positivo ou negativo;
ü  Assumir suas responsabilidades de acordo com sua idade e circunstâncias;
ü  Ser criança, não significa aderir a uma total submissão e controle das vontades familiares, mas dar-lhes oportunidades seguras de fazerem suas próprias escolhas.

Cada criança é única e tem o direito de se descobrir individualmente, sem o excesso das pressões alheias. Por mais que ela deva, sim, obediência, cabe aos pais entenderem se as regras são de fatos para o seu bem-estar e desenvolvimento.
Ser criança é bom demais!
Todo adulto precisa ter um pouco de criança dentro de si. É rir mais, ver a vida com mais leveza, é preciso encontrar a felicidade de forma mais simples, assim como criança. 













domingo, 9 de fevereiro de 2020

AUTOTRANSFORMAÇÃO




💨AUTOTRANSFORMAÇÃO significa a transformação de si mesmo, ou seja, a transformação de determinadas características de um indivíduo realizada por si próprio. É a autotransformação que predispõe a vontade do indivíduo de ir além do normativo para redescobrir o que está além de seus limites racionais.
💧Quando o sujeito não reconhece aquilo que o magoou, suas feridas, ele se mantém preso em um modo de autopreservação, ou seja, um estado de luta ou fuga emocional. Aqui, o sistema nervoso conduz o corpo e a mente para a resposta de defesa e a energia gasta com essa resposta ocupa o espaço para o desenvolvimento de potenciais inerentes que dificultam a expressão de seu eu autêntico. Logo, na medida em que se tenta ter o controle de tudo por meio de uma racionalidade fria e da ação reativa normaliza-se o trauma e se torna difícil a autotransformação.
💧A vontade de transformação engloba quatro fatores básicos: força de vontade, para que o sujeito comece uma mobilização de sua vida; competência, para acreditar naquilo que busca; autoamor, para que seja possível sair inércia da acomodação; e busca pela felicidade, uma vez que é uma das maiores virtudes a serem conquistadas. Assim, para que se possa haver uma autotransformação é necessário mudar a relação vertical entre a Personalidade e a Individualidade e a relação horizontal entre o Eu e o Outro, além de recordar e planejar as fases da vida e desenvolver sua autonomia.
💧Ao longo da vida as pessoas passam por experiências que as desafiam a mudar; desde seu nascimento o bebê é exposto a ambientes, experiências, pessoas e acontecimentos que trazem ao sujeito:
  • sensações,
  • emoções,
  • sentimentos diversos, 
  • conforme o crescimento, acumula aprendizados, 
  • medos, 
  • angústias,
  • aflições, que as impedem de crescer, mudar e prosperar. 
💧Logo, para uma autotransformação o sujeito deve estar em sintonia com seus próprios pensamentos e ações para que se possa desenvolver maior sabedoria e equilíbrio pessoal, além de apropriar-se de sua capacidade criativa e autenticidade.



Como diferenciar o ciúmes                           saudável do obsessivo : 🔹O ciúmes saudável, está na esfera apenas do receio e preocup...