quinta-feira, 9 de maio de 2019

Transtorno OBSESSIVO-COMPULSIVO

TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e medos irracionais, que aparecem sem que a pessoa queira e levam a comportamentos compulsivos (manias), que são realizadas para aliviar a ansiedade.

OBS: os sintomas aparecem de forma gradual e variam ao longo da vida.
  • Você passa mais de uma hora por dia em rituais dispensáveis?
  • Seus rituais e manias prejudicam sua rotina, te impedindo de ser pontual em seus compromissos, causando angústia e isolamento social, prejudicando seu trabalho e estudos?
  • Você desmarca encontros para terminar seus rituais?
  • Você tem pensamentos indesejados causando medo irracionais, ansiedade e nervosismo seja para fazê-los ou evitá-los?
Se respodeu sim para essas perguntas, é importante buscar ajuda especializada, pois estes são os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Algumas pessoas tem medos que não fazem sentido achando que se não cumprirem e realizarem os rituais poderá acontecer algo muito ruim, o que acaba comprometendo a qualidade de vida do indivíduo e também trazendo consequências para toda a família.

Sua causa é multifatorial e alguns estudos sugerem uma predisposição biológica a reagir de forma acentuada ao estresse.

OBSESSÕES - são pensamentos intrusivos e desagradáveis, com conteúdo ruim, que insistem independente da vontade da pessoa, causando grande ansiedade e sofrimento.

COMPULSÕES - são os comportamentos repetitivos, manias e rituais que aliviam a ansiedade.

TRATAMENTO é feito com uso de medicamentos e terapia. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem com comprovada eficácia sobre a doença, seu princípio básico é expor a pessoa à situação que gera ansiedade, começando pelos sintomas mais brandos, e usar também a psicoeducação como ferramenta para quebrar tabus sobre o transtorno e oferecer conhecimento e dados reais para o paciente.



Como diferenciar o ciúmes                           saudável do obsessivo : 🔹O ciúmes saudável, está na esfera apenas do receio e preocup...